O Oratório da Divina Providência, foi fundado no ano de 1927 na cidade do Recife/PE. Sete mulheres consagradas, imbuídas pelo amor ao evangelho de Jesus Cristo, resolveram acolher meninas órfãos e estarem à serviço da vida e da missão. O Oratório se instalou primeiramente no bairro da Várzea, depois na Av Rui barbosa, hoje edifício Joana D`arc.
No ano de 1983, as instalações do Oratório mudou-se para o bairro periférico da Campina do Barreto, onde até hoje desenvolvemos o trabalho social. Nosso lar tem por missão e objetivo: "a promoção dos direitos, bem como salientar os deveres das crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social na periferia da zona norte da cidade do Recife. Todo esse trabalho é imbuído pelos valores cristãos advindos das Irmãs Servas Franciscanas da Divina Providência"
Além, da promoção dos direitos, Oratório atua no combate e prevenção a violência doméstica e sexual contra crianças, adolescentes e jovens. Oferece atendimento especializado e técnico em psicologia e assistência social, cursos profissionalizantes, seguridade alimentar, acompanhamento educacional, esportivo e tecnológico.
A proteção integral é o primeiro objetivo e se intensifica nas diversas oficinas que elaboramos durante nosso percurso. Procuramos sempre atuar junto aos órgãos competentes, ou seja, conselho municipal de direito da criança e do adolescente do Recife, conselho tutelar e o ministério público. Só no ano de 2023 até setembro, realizamos cerca de 8 notificações de diversos casos que infelizmente estão no rol das violências e abusos contra crianças e adolescentes.
Junto a alguns projetos em parceria com COMDICA e FMCA, atuamos no eixo de prevenção e enfrentamento a violência doméstica e sexual, nos diversos termos celebrados. Nossa atuação se pauta nas 05 oficinas educacionais, artísticas e esportivas, setor psicossocial, comitê de gerenciamento e formações de cunho cidadão, cristão e profético, a saber: Estatuto da Criança e do Adolescente.